quarta-feira, 24 de outubro de 2012

General Petraeus Confirma Compromisso de longo prazo no Afeganistão


Mesmo que o general Petraeus é ideologicamente a bordo com o plano do presidente Barack Obama para começar a retirada das tropas americanas em julho de 2011, ele não fará qualquer compromisso firme quanto ao número de tropas que pode estar voltando para casa. Mais importante, ele é um firme crente no conceito de que os EUA devem permanecer no Afeganistão até que as forças de segurança locais são capazes de manter a estabilidade no chão.

Esse objetivo torna provável que os EUA vão manter uma presença significativa no Afeganistão durante anos e, possivelmente, décadas. Dada a natureza do trabalho no Afeganistão, com os talibãs e outras facções militantes que flutuavam e entrar e sair de alianças para atender às suas necessidades.

Com a saída surpreendente General McChrystal do Afeganistão em meio a escândalo, o general Petraeus vem a este teatro com grandes expectativas, dada a sua sucessos percebidos no Iraque. O que continua a ser visto no Iraque, é claro, se é ou não o progresso obtido a partir do aumento é sustentável no longo prazo. A violência continua a ser um problema no Iraque, embora acredita-se que o aumento dos EUA foi bem sucedido e que a sacar das tropas americanas na área foi como o planejado.

Neste ponto, não há nenhuma palavra sobre exatamente como a abordagem de Petraeus no Afeganistão será diferente de seu antecessor, mas os analistas estão especulando que Petraeus pode lossen restrições existentes sobre o uso de força letal actualmente em vigor para proteger os civis no Afeganistão. Abrindo as regras de engajamento para as tropas americanas possam pôr em perigo as vidas dos civis, mas também é provável que aumente o progresso das tropas na luta contra insurgentes e combatentes do Talibã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário